Que alegria ver O Risco e o Fio ainda inspirando as crianças! A iluminada arte educadora, Ana Carolina Cozendey, desenvolveu um lindo trabalho na Escola Municipal Júlia Lopes de Almeida, no Rio de Janeiro, e depois recebi dezenas de cartas carinhosas, com as crianças me convidando para visitá-las.

Como cheguei ao Rio à tempo de pegar o finzinho do ano, conseguimos concretizar essa visita. Aí pude conversar com as crianças em cinco grupos diferentes, ver ao vivo alguns dos trabalhos motivados pelo livro e ainda brincamos juntos de criar histórias!


Propus uma atividade que, claro, começava com um risco: em duplas, uma criança traçava um risco e a outra tinha que completá-lo, criando um personagem (pessoa, objeto, animal, qualquer coisa!), para o qual elas inventavam nome e algumas características. Recolhi os desenhos e juntos fomos criando as histórias. Teve monstros, super-heróis, peixes e sereias, circo e muito mais! As crianças levaram seus desenhos, mas algumas fizeram questão que eu ficasse com eles, então aqui tem uma provinha. Obrigada pela acolhida, crianças (e ainda ganhei um abraço surpresa, dias depois, no Aterro do Flamengo)!







