puxando os fios

Não canso de me alegrar com os desdobramentos que minha irmã, a arte educadora Ana Carolina Cozendey, vai dando ao meu livro O Risco e o Fio. O incrível é que gerações de crianças vão passando por ela e brincando com minha história. Recentemente ela desenvolveu um novo trabalho baseado no livro, que ela descreveu assim:

Ao receber duas turmas de primeiro ano do Município do Rio de Janeiro para dar aulas de Roda de Leitura, sendo professora de Artes Visuais, logo percebi que a alfabetização visual deveria seguir junto com a das palavras. Então, selecionei livros literários que também falavam dos elementos visuais, como o ponto e as linhas. Foi assim que, depois de lermos o livro “O Risco e o Fio”, nos dedicamos a várias atividades de desenho com as linhas: riscos livres com diversas cores, linhas livres encontrando formas nos desenhos surgidos, desenhos colando linhas verdes de algodão e continuando com canetinhas hidrocor, até chegar aos desenhos com uma linha só de Picasso e os desenhos de observação feitos com uma só linha.

Como O Risco e o Fio participou do programa que o distribuiu para as escolas do Brasil afora, gosto de registrar aqui atividades realizadas a partir do livro, porque assim as ideias ficam espalhadas também, pra quem mais quiser puxar esses fios!

Deixe um comentário